A saúde dos jovens está se tornando uma pauta preocupante e é necessário discuti-la. É unânime que, vivendo em uma época de imediatismos, é mais cômodo investir em alimentos industrializados e instantâneos. Infelizmente, a solução mais rápida nesse caso não é a mais duradoura e suas consequências refletem atualmente no bem-estar de crianças e adolescentes de todo o país.
A pesquisa
Em um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 81% dos jovens possuem dois ou mais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como obesidade, hipertensão e diabetes.
O estudo publicado no periódico BMC Pediatrics, utilizou dados da edição de 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), e contou com a participação de mais de 121 mil jovens de 13 a 17 anos que responderam a perguntas relacionadas ao consumo de frutas e vegetais, à ingestão regular de refrigerantes, doces e álcool, à prática de exercícios, ao sedentarismo e ao tabagismo.
Os resultados foram alarmantes: a pesquisa revelou que 71,5% das crianças e adolescentes que responderam ao questionário se exercitam pouco. Mais da metade (58%) não ingere a quantidade necessária de frutas e verduras. Cerca de 32,9% têm consumo excessivo de doces. Referente à ingestão desmoderada de refrigerante, o número foi de 17,27%. Em relação ao álcool, o cálculo apontou 28,1% e uma pequena porcentagem (6,2%) refere-se ao tabagismo.
Estes dados espelham o contexto atual da saúde destes jovens, que, inseridos em práticas alimentares não adequadas, encontram-se cada vez mais propensos a doenças como sedentarismo, colesterol alto, hipertensão, obesidade e diabetes.
Como previnir esses casos?
Para impedir que esses casos se desenvolvam, é possível incluir na rotina desses adolescentes hábitos que estimulem uma boa imunidade e disposição, como:
- Praticar atividades físicas: dedicar-se a atividades físicas traz resultados positivos para o corpo e para mente, estimulando a liberação de endorfina, hormônio neurotransmissor que age no fortalecimento do sistema imunológico, na redução de estresse e no aumento de resistência;
- Alimentação saudável e variada: adicionar no cardápio uma dieta com frutas, legumes e verduras, evitando o excesso de açúcar e produtos processados;
- Evitar o uso de tabaco, álcool e drogas ilícitas, substâncias totalmente prejudiciais à saúde;
- Controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e açúcar no sangue;
- Dormir bem: estabelecer um ritmo de sono e abdicar do uso de telas antes de dormir são fatores predominantes para adormecer de uma forma saudável e garantir a disposição no dia seguinte;
- Realizar exames médicos com regularidade para identificar e prevenir futuras doenças.
A Prómais e sua atenção com a causa
A Prómais assume um compromisso de cuidado constante com a saúde de seus pacientes e conta com uma equipe que oferece tratamento personalizado e preventivo, evitando assim o desenvolvimento de doenças crônicas e garantindo o bem-estar de jovens e adolescentes.
Conheça algumas de nossas especialidades: Cardiologia, Clínica Geral, Endocrinologia, Neuropediatria, Gastroenterologia, Ultrassonografia.