A dor no ouvido é um sintoma extremamente recorrente, que pode ser causado por diversos fatores.

Apesar de não possuir uma causa única, muitas vezes, essa situação pode ser ocasionada por infecções ou inflamações, as famosas otites.

Contudo, mesmo que a dor no ouvido atinja pessoas de todas as idades, esse sintoma é ainda mais comum entre as crianças, que sofrem da otite de repetição.

Na maioria dos casos, a dor é passageira e o tratamento não é nada complicado. Porém, ainda é muito comum vermos casos de pacientes que utilizam remédios caseiros sem consultar um médico, o que pode, inclusive, piorar ainda mais a situação.

Por esse motivo, separamos para você alguma das principais causas e quatro dicas para aliviar a dor de ouvido. Confira a seguir!

O que pode causar dor no ouvido?

Os causadores de dor de ouvido são vários. Porém, separamos para você alguns dos principais:

  • Otites (infecções);
  • Entrada e acúmulo de água no ouvido;
  • Gripes e resfriados;
  • Alteração repentina na pressão do ar;

Como aliviar dor de ouvido?

Agora que você sabe o que pode causar a dor de ouvido, podemos prosseguir a o que fazer para aliviá-la.

1. Compressa morna

A primeira dica não é nada mirabolante. Utilizar uma compressa morna é uma das principais indicações dos profissionais da saúde para aliviar a dor.

Para isso, basta aquecer um tecido – o que pode ser feito com um ferro de passar roupas ou com água morna – e pressioná-lo sobre o ouvido dolorido por aproximadamente 10 minutos.

Porém, tenha cuidado com a temperatura para não danificar a sua pele.

2. Mascar chiclete

Mascar chiclete é uma excelente solução para os casos de alterações bruscas na pressão do ar e, por isso, pode ser uma alternativa para decolagens de avião, por exemplo.

Nessas situações, a tuba auditiva é obstruída pelas secreções do ouvido e o ato de mascar chiclete é uma maneira eficiente e fácil de movimentar os músculos da região e manter a tuba auditiva livre.

3. Massagens

Outra maneira simples de aliviar a dor de ouvido é fazer uma leve massagem na região.

Essa solução tende a ser mais efetiva quando a dor surge após situações de alto nível de estresse, já que ajuda a relaxar a musculatura.

4. Consultar com um especialista

Apesar de existirem diversas maneiras para aliviar a dor de ouvido, a solução mais segura sempre vai ser o auxílio médico.

Isso acontece porque, mesmo que as soluções caseiras e simples ajudem a reduzir as dores, somente a expertise médica é capaz de identificar, com propriedade, a origem dos problemas e os tratamentos adequados.

Quando devo me preocupar com a dor de ouvido?

A dor de ouvido pode ser um sintoma que causa muito incômodo. Porém, na maior parte dos casos, não é sinal de problemas muito graves e a dor pode ser tratada em casa.

No entanto, se a dor perdurar por mais de 2 dias, novos sintomas surgirem ou se você apresentar dificuldade para abrir a boca, é possível que uma infecção esteja se desenvolvendo.

Nestes casos, é fundamental buscar auxílio médico e iniciar o tratamento adequado o quanto antes.