Apesar de estarmos passando por um momento consideravelmente mais controlado da pandemia, é muito comum que as pessoas continuem apresentando alguns sintomas mesmo após recuperadas da doença.

Por isso, é importante nos informarmos a respeito destes sintomas e como eles podem ser tratados.

Principais sequelas

A presença de algumas sequelas pode variar bastante conforme a gravidade do quadro de cada paciente.

Entre os pacientes que precisaram de internação e UTI, os principais sintomas pós-alta são:

  • Problemas respiratórios (falta de ar, dificuldade de respiração ou respiração curta);
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Dores (musculares e/ou de cabeça);
  • Dificuldade de comunicação e raciocínio;
  • Depressão e ansiedade;
  • Insônia.

No entanto, a atenção deve ser redobrada para complicações que envolvem os pulmões, os rins ou que agravem doenças preexistentes. 

Além disso, existem sequelas menos graves mas igualmente persistentes, como perda ou prejuízo no olfato e paladar.

Por que isso acontece?

Com o avanço dos estudos acerca da doença, algumas informações, como o motivo destas sequelas pós-recuperação, vêm à tona.

Estas consequências acontecem, principalmente, por conta do processo inflamatório exacerbado que a doença causa. Este processo – que é comumente chamado de tempestade inflamatória – agrava as condições pulmonares e renais e os seus demais sintomas, fazendo com que, mesmo após recuperado da infecção viral, o paciente ainda possa apresentar sequelas.

Como tratar?

Algumas possibilidades de sequelas permanentes ainda estão sendo estudadas. No entanto, a grande maioria dos quadros até agora identificados pode ser resolvida.

Sabendo disso, é fundamental ficarmos atentos às nossas condições gerais de saúde mesmo após a alta médica já que, apesar de estas condições serem passageiras, em alguns casos é necessária uma reabilitação específica para atingir a recuperação plena.

Nestes casos, contar com o auxílio de um otorrinolaringologista é uma excelente forma de acelerar o processo de recuperação.

Aqui na Prómais, contamos com Otorrinolaringologistas especializados e com uma ampla estrutura para cuidar ainda melhor da sua saúde.

Entre em contato e agende a sua consulta!