Atualmente existe uma enorme variedade de métodos preventivos, durante anos as mulheres têm se submetido a constantes testes para saber qual o mais eficiente ou qual deles causa menos danos à saúde. Entre os mais procurados, está o DIU e nós resolvemos explicar sobre as vantagens, desvantagens e cuidados que você deve ter ao optar por esse método contraceptivo.
O que é o DIU?
Um dispositivo intra-uterino (DIU) é um pequeno plástico em forma de T que é colocado no útero para prevenir a gravidez. Uma corda de plástico é anexada ao fim para garantir a colocação correta e para a remoção. O DIU é inserido no útero da mulher pelo seu médico. Uma corda de plástico amarrada ao final do DIU desliza pelo colo do útero na vagina. Você pode verificar se o DIU está no lugar, sentindo pela corda, ela também é usada por seu médico para remover o dispositivo.
O DIU é eficaz?
O DIU apresenta uma eficácia igual ou superior a 99% e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos, devendo ser retirado até um ano após a última menstruação, na menopausa.
Tipos de DIU
Existem, basicamente, três tipos de DIU: de cobre, de prata e o hormonal. Eles possuem funcionamentos distintos entre si, assim como a sua composição, garantindo que cada mulher possa encontrar o melhor modelo.
- DIU de prata: o DIU de prata une prata e cobre no mesmo dispositivo, e produz o mesmo efeito local para espermatozoides e implantação. Porém, a prata faz com que o fluxo menstrual seja menor em comparação com o DIU de cobre isolado e a prata diminui o risco de oxidação da parte de cobre, aumentando a eficácia do método contraceptivo.
- DIU de cobre: o DIU de cobre libera pequenas quantidades de cobre no útero, causando algumas alterações no endométrio e processo inflamatório local, incompatíveis com sobrevida dos espermatozoides e implantação para gestação. Possui boa eficácia quando bem posicionado no útero, e o efeito colateral mais frequente é o aumento do fluxo menstrual. Ele pode permanecer no corpo de 5 a 10 anos.
- DIU hormonal: esse dispositivo tem como mecanismo a liberação intrauterina de progesterona, que provoca alteração do muco cervical, alteração da motilidade das tubas uterinas e alteração do endométrio, tecido de dentro do útero. Estes mecanismos somam eficácia na contracepção e taxa de sucesso semelhante à laqueadura tubária. O DIU hormonal pode ser usado como tratamento em casos de mioma, endometriose, adenomiose, chegando a poupar até 70% das cirurgias.
Vantagens do uso do DIU
- É altamente eficaz, com uma taxa de sucesso de 98-99 por cento ao longo de cinco anos de uso do DIU;
- Pode ser usado por quase qualquer mulher, incluindo as que não engravidaram.
- Sua ação dura dez anos se não for removido;
- O início da ação é imediato;
- É independente da atividade sexual;
- Não interfere na relação sexual;
- É adequado para mulheres lactantes;
- Fertilidade retorna prontamente na descontinuação;
- Pode ser usado por mulheres que estão em qualquer tipo de medicação;
- Não está associado ao câncer de qualquer órgão ao contrário da contracepção hormonal;
- Não causa ganho de peso;
- Não costuma afetar o humor ou o desejo sexual.
Desvantagens do uso do DIU
- Menorragia é uma queixa frequente, assim como a dismenorreia e a polimenorreia.
- Não oferece proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST);
- Existe um risco leve (1%) de se adquirir infecção uterina durante a inserção do DIU dentro de 20 dias após o procedimento.
- A expulsão do DIU pode ocorrer especialmente durante os primeiros três meses.
- A perfuração uterina pode ocorrer em 0,1% das mulheres durante a inserção.
- Existe um maior risco de gravidez ectópica se a concepção ocorrer com um DIU, embora seja raro isso ocorrer.
Cuidados com o DIU
- Logo após a colocação do DIU de cobre não existe nenhuma recomendação de evitar esforços físicos, então vida normal: pegar peso, atividade física, tudo normal;
- Em relação à atividade sexual, orientamos que caso vá ter relação, associar por 15 dias o uso de preservativos;
- Uma ecografia precoce é indicada após a inserção do DIU. Não existe nenhum estudo que determine em quanto tempo exato ela deve ser, mas a depender do ginecologista, ela é solicitada entre o dia após a colocação e 30 dias. Essa ecografia é importante para verificar o posicionamento do DIU e ver se o útero não está expulsando;
- Pelo menos um ultrassom a cada 6 meses nos primeiros 2 anos facilita identificar um eventual mal posicionamento ou deslocamento do DIU na cavidade uterina.
Fonte: Clínica Sim, DKT Mulher, Clínica Torres, Tua Saúde
PRÓMAIS: CLÍNICA DE ESPECIALIDADES MÉDICAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Somos uma clínica Médica em Balneário Camboriú que visa proporcionar o melhor atendimento à saúde, empenhando-se em oferecer uma saúde de qualidade ao alcance de todos.
Inovação, totalidade, qualificação e modernidade , são verdadeiros sinônimos que definem nossa instituição. Seguimos oferecendo uma opção de saúde completa para seu bem estar.
Nossos profissionais são capacitados para realizar um atendimento de qualidade, moderno, personalizado e atencioso. Somos especialistas em proporcionar resultados pensando no seu bem-estar.
Conheça nossos serviços especializados e nossos convênios. Agende sua consulta médica na Avenida do Estado, nº 2525 – Balneário Camboriú/SC, pelo telefone (47)3311.6212, pelo WhatsApp 4798819.4419 ou pelo nosso site.