Refluxo gastroesofágico: o que o provoca e como tratar?

O Refluxo acontece quando o conteúdo do estômago retorna involuntária e repetidamente para o esôfago, em direção à boca.

Essa situação representa que o músculo e os esfíncteres (encarregados de impedir a saída do ácido do estômago) não funcionam de forma adequada.

Além disso, o refluxo pode causar inflamação no esôfago devido à acidez que o conteúdo do estômago possui, além de outros ácidos que podem entrar em contato com a sua mucosa.

Mas, afinal, o que causa essa situação?

O que provoca o Refluxo?

Normalmente, o refluxo é proveniente de alterações anatômicas ou alterações na funcionalidade do esfíncter, que fica localizado entre o esôfago e o estômago e é responsável por permitir a entrada dos alimentos no estômago e evitar o seu retorno ao esôfago.

Quando a funcionalidade dessa estrutura muscular apresenta alterações, é possível que o conteúdo gástrico não seja contido adequadamente no estômago, causando o refluxo.

No entanto, existem outros fatores que podem causar essa condição, como o uso de alguns medicamentos ou, até mesmo, outras situações como a presença de hérnia de hiato ou fragilidade da musculatura desta parte do corpo.

Além disso, o refluxo pode ser potencializado por outras circunstâncias, como obesidade, alimentação gordurosa, refeições com muito volume antes de dormir, consumo excessivo de álcool, cafeína, bebidas gasosas e tabagismo.

Qual é a sensação de Refluxo?

Agora que você sabe como o refluxo é causado e o que o provoca, é importante entender as sensações que ele causa para poder identificá-lo.

O principal sintoma do refluxo é a sensação de queimação e de peso no estômago que acontecem, principalmente, momentos após as refeições.

No entanto, existem outros sintomas que são ocasionados por esta condição, são alguns deles:

  • Arrotos
  • Tosse seca frequente após comer
  • Indigestão
  • Dificuldade para engolir os alimentos
  • Regurgitação dos alimentos
  • Entre outros.

Além disso, parte desses sintomas podem ser potencializados pela posição anatômica que o corpo se encontra já que, a depender disso, o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago é facilitado.

Como tratar o refluxo?

Apesar de ser uma condição que causa bastante incômodo, existem algumas medidas simples que podem ser tomadas para tratá-la, como alimentar-se adequadamente e consumir medicamentos que aceleram o esvaziamento gástrico ou que reduzem a quantidade de ácido do estômago.

No entanto, é importante contar com o acompanhamento médico para tratar dessa condição e receber as orientações corretas para um tratamento ainda mais eficaz.

Entre em contato e agende a sua consulta!