O que faz um infectologista?
Ele faz o diagnóstico e trabalha com a prevenção para tratar pacientes com infecções provocadas por microrganismos. Geralmente, atende em consultórios, clínicas ou hospitais.
Seu principal objetivo é investigar, apresentar propostas de uma terapia adequada e prevenir processos infecciosos, assim como analisar o quadro clínico em questão. O profissional ainda acompanha os pacientes buscando uma melhor qualidade para a saúde deles.
Principais doenças tratadas por infectologistas
- Dengue
- Zika
- Chikungunya
- Febre amarela
- Tuberculose
- Meningites
- Pneumonias
- Infecções em feridas
- Micoses
- Verminoses
- AIDS
- Hepatites
- Gonorreia
- Sífilis
- Clamídia
- Herpes
Principais alertas de infectologistas
Como foi possível notar, o infectologista tem um papel importantíssimo na vida das pessoas. Apesar de ter conquistado destaque durante a pandemia, ele também tem o papel de alerta sobre outros riscos, como a virose.
As viroses podem acabar com as férias e descanso de qualquer um. No verão a mais comum é a infecção intestinal e para aproveitar bem esta época do ano e ficar longe dessa virose, devem-se tomar algumas precauções simples.
“A infecção intestinal acontece pela entrada de vírus no organismo através do consumo de água ou alimentos contaminados, lugares com grande fluxo de pessoas, como praias e piscinas, também podem trazer riscos se a água estiver contaminada por dejetos fecais”, explica o médico infectologista do Hospital da Providência, Dr. José Ruy Conde Alves.
De acordo com o infectologista, os sintomas mais frequentes são vômitos, diarreia, dores abdominais fortes e febre de grande intensidade. “É de extrema importância que se procure atendimento médico, a gravidade desse quadro pode resultar em óbito,pois a desidratação pode ocasionar na falência múltipla dos órgãos”, diz.
Para a enfermeira do serviço de controle de infecção do Hospital da Providência, Samanta Campaner, uma das formas de evitar a contaminação é a lavagem das mãos. “Higienizar as mãos com frequência e da forma correta, como sabão ou álcool 70% antes e após ir ao banheiro e antes de tocar em alimentos para o consumo evita que esses vírus acabem entrando no organismo”, afirma.
Em viagens, deve-se redobrar a atenção aos alimentos transportados e ao se alimentar fora de casa, verificar se o alimento foi preparado em ambiente higienizado. “Quando não se sabe a origem da água deve-se fervê-la antes de consumi-la.Também mantenha os alimentos em temperatura agradável para que não tenha a proliferação de toxinas nocivas à saúde, prefira alimentos que no seu preparo, passaram por aquecimento, preste atenção se o alimento está bem cozido e sempre lave frutas e verduras”, explica Dr. José Ruy.
Dentre as precauções contra a virose, a vacinação dos pequenos também deve ser seguida. “As crianças devem receber a vacina do Rotavírus, mas mesmo com a vacina, as dicas para evitar as viroses devem ser seguidas”, finaliza o médico.
PRÓMAIS: Clínica de Especialidades Médicas em Balneário Camboriú
Somos uma clínica Médica em Balneário Camboriú que visa proporcionar o melhor atendimento à saúde, empenhando-se em oferecer uma saúde de qualidade ao alcance de todos.
Inovação, totalidade, qualificação e modernidade , são verdadeiros sinônimos que definem nossa instituição. Seguimos oferecendo uma opção de saúde completa para seu bem estar.
Nossos profissionais são capacitados para realizar um atendimento de qualidade, moderno, personalizado e atencioso. Somos especialistas em proporcionar resultados pensando no seu bem-estar.
Conheça nossos serviços especializados e nossos convênios. Agende sua consulta médica na Avenida do Estado, nº 2525 – Balneário Camboriú/SC, pelo telefone (47)3311.6212, pelo WhatsApp 4798819.4419 ou pelo nosso site.