A dengue é uma doença muito comum no Brasil. Os sintomas dela são semelhantes a outras doenças, o que faz muitas pessoas se automedicarem. Porém, existem muitos riscos nessa prática e, por isso, precisamos falar hoje sobre quais medicamentos não usar contra a dengue.
Sintomas da dengue
Muitas pessoas pensam que a dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti, até porque as principais ações de combate à doença giram em torno de destruir os focos de reprodução dos mosquitos.
Porém, o Aedes aegypti é apenas o vetor da doença, isto é, ele apenas carrega o verdadeiro causador da enfermidade.
A Dengue é uma doença causada pelo arbovírus, que infecta os seres humanos a partir da picada do mosquito.
Os principais sintomas da Dengue são:
- Febre alta acima de 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal-estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Existem quatro tipos de dengue, sendo a mais preocupante delas a dengue hemorrágica. O tratamento da doença precisa ser feito sob orientação médica, pois utilizar fármacos errados usados contra a dengue podem piorar o quadro clínico e, inclusive, levar o paciente à morte.
Quais medicamentos não usar contra a dengue
Agora que você já sabe mais sobre a doença, vamos ver quais medicamentos você NÃO deve usar quando estiver com suspeita de dengue?
Salicilatos e salicilamida
O primeiro grupo de medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue são os salicilatos, como o ácido acetilsalicílico e o ácido salicílico, responsáveis diretos pela redução da viscosidade sanguínea.
Esses medicamentos são comumente usados para diminuir a possibilidade de coagulação sanguínea, especialmente quando se trata de doenças cardiovasculares. Por isso são especialmente perigosos se a pessoa se automedicar enquanto estiver com a dengue hemorrágica.
Alguns nomes comerciais desse medicamento são: AAS, aspirina, Engov, Coristina D, entre outros.
Outros anti-inflamatórios não-hormonais (Aines)
Esse tipo de anti-inflamatório também pode trazer consequências negativas para quem está com dengue.
Por isso, jamais tome naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno em caso de suspeita de dengue.
Paracetamol (em alguns casos)
O paracetamol é contraindicado para quem possui doenças hepáticas. Por isso, é contraindicado também em caso de dengue, pois a forma hemorrágica da doença pode provocar necrose hepática e levar o paciente a óbito.
Nunca se automedique
Ao invés de tomar medicamentos por conta própria, o ideal é sempre procurar um médico e fazer os exames corretos para não correr o risco de agravar uma doença.
Em caso de sintomas de dengue, você pode procurar a PRÓMAIS Clínica Médica. Temos profissionais especialistas para atendê-lo e cuidar da sua saúde da melhor maneira possível.
PRÓMAIS: CLÍNICA DE ESPECIALIDADES MÉDICAS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Somos uma clínica Médica em Balneário Camboriú que visa proporcionar o melhor atendimento à saúde, empenhando-se em oferecer uma saúde de qualidade ao alcance de todos.
Inovação, totalidade, qualificação e modernidade , são verdadeiros sinônimos que definem nossa instituição. Seguimos oferecendo uma opção de saúde completa para seu bem estar.
Nossos profissionais são capacitados para realizar um atendimento de qualidade, moderno, personalizado e atencioso. Somos especialistas em proporcionar resultados pensando no seu bem-estar.
Conheça nossos serviços especializados e nossos convênios. Agende sua consulta médica na Avenida do Estado, nº 2525 – Balneário Camboriú/SC, pelo telefone (47)3311.6212, pelo WhatsApp 4798819.4419 ou pelo nosso site.
Tomei cinco dias o flamax e nao sabia que tava com dengue dengue Chikungunya e descobri por causa da minha pele irridada e agora? esse remédio flamax que tomei ….. a minha batata da perna tá doendo muito quando fico em pé batata… O que fazer?
Fui medicado pra tomar paracetamol ? Pode ou não tomar? Fiz o exame ontem hemograma deu positivo pra dengue
Tenho todos os sintomas e garganta infeccionada posso tomar azitromicina?
Resultado deu negativo pois estou a mais de 2 semanas com os sintomas
Fui na upa dia 22/05/2022 com suspeita de dengue, o médico passou um analgésico para dor, deu uma melhorada mas continuo com dores já faz 20 dias que estou sentindo ainda um pouco de dores, voltei a upa para falar das dores que eu ainda estava sentindo, o médico disse que é por causa do vírus que ainda está no meu corpo e receitou para eu tomar ibuprofeno, eu posso tomar esse medicamento? Porque li no Google que tem alguns medicamento que não se pode tomar quando está com dengue e um deles é o ibuprofeno, posso ou não tomar?
então… estranho… ibuprofeno está na lista dos que não podem…
Fui no posto ssude com fortes dores cabeça braço esquerdo, dor forte peito tremor,náuseas tontura. Médica passou um injeção e me deu ibuprofeno ainda não estou me sentindo bem.pode ser dengue?injeção diclofenaco
Fui atestada positivo para a dengue. E agora estou menstruando mesmo tomando anticoncepcional está ligada a condições do quadro infeccioso?
Posso tomar cimegripe em caso de dengue.
Estou com suspeita de dengue tomo Quetiapina e clonazepan faz mal?
Gostei do post, mas fiquei com algumas dúvidas. Será que você poderia esclarecê-las?
Paciente com dengue pode tomar morfina?
Posso tomar sal de fruta (ENO) com dengue?
Tô com sintomas estranhos dores nos joelhos pernas mãos e tenho muito frio enjoada do estômago muita cosseira no corpo já tive covid algum tempo atrás mais os sintomas que tô sentindo são bem diferentes tomei Dorflex será que não é dengue ?
tomei naproxeno na dengue devo me preocupar?
NÃO HÁ NENHUM TRABALHO CIENTÍFICO QUE DIGA QUE IBUPROFENO É CONTRA-INDICADO EM CASO DE DENGUE. PODE CAUSAR SANGRAMENTO, COMO QUALQUER ANTINFLAMATÓRIO USADO DE FORMA ERRADA E PROLONGADA, MAS NADA EM RELAÇÃO À DENGUE ESPECIFICAMENTE. NOS ESTADOS UNIDOS, SE USA APENAS IBUPROFENO E PARACETAMOL PARA CASOS DE FEBRE E NÃO HÁ NADA QUE O CONTRA-INDIQUE CONFORME O FDA.