Será que devo procurar um endócrino?

 

O endocrinologista é o médico responsável por avaliar e tratar de todo o sistema do corpo relacionado com a produção de hormônios e o metabolismo. Como essas áreas do nosso corpo envolvem muitas atribuições, o endocrinologista pode se envolver desde doenças ósseas, até questões como diabetes e obesidade, podendo chegar a tumores que produzem hormônios em excesso e até doenças autoimunes que podem afetar na sua formação.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas afinal, quando devo ir ao endocrinologista?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É recomendado consultar o endocrinologista quando houver sinais ou sintomas que indicam alteração na produção de hormônios, tais como:

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

– Dificuldade para perder peso ou ganho de peso muito rápido;

– Alterações no ciclo menstrual;

– Atraso na puberdade e puberdade precoce;

– Excesso de pelos nas mulheres;

– Crescimento das mamas nos meninos;

– Cansaço e sono em excesso;

– Quedas de cabelo;

– Alterações de humor;

– Oleosidade da pele aumentada e surgimento de acne;

entre outros.

 

E quais são as principais doenças tratadas por um endocrinologista?

 

  1. Diabetes

Devido a elevação do nível de glicemia, o diabetes é uma doença comum que atinge cerca de 400 milhões de pessoas no mundo. Sendo o mais comum, os casos de diabetes tipo 2, caso associado à obesidade e a resistência na ação da insulina. Para reduzir essa resistência, na maioria das vezes, os casos são tratados com medicação via oral ou injetáveis, com o auxílio da perda de peso e dieta, que possuem papel fundamental para o tratamento. Para os casos de diabetes tipo 1, a patologia está associada a redução de insulina circulante e necessita de tratamento com insulina.

Para ambos os casos, o tratamento deve ser feito com acompanhamento clínico contínuo e acompanhamento de possíveis complicações.

 

  1. Obesidade

A obesidade é o resultado de um desequilíbrio de consumo e gasto calórico. O tratamento para esta doença vai muito além de dietas e exercícios físicos, é o endocrinologista o responsável de avaliar os danos sobre o corpo, ele taqmbém poderá indicar a prescrição de medicamentos, cirurgia bariátrica e manter um acompanhamento para melhores resultados.

 

  1. Colesterol alto

Neste caso, o endocrinologista ajudará na definição da melhor conduta terapêutica e determinar se há a necessidade de um tratamento com medicamentos, sempre levando em conta os riscos de doenças cardiovasculares.

 

  1. Disfunções na tireoide

Hipotiroidismo se trata da redução da produção de hormônios, os principais sintomas são o cansaço excessivo, queda de cabelo, indisposição, etc. Em contrapartida, o hipertireoidismo trata-se do excesso de hormônios, podendo causar perda de peso, taquicardia e sudorese. Os nódulos tireoidianos também necessitam de avaliação cuidadosa, também sendo de decisão do endocrinologista sobre os tratamentos de cânceres na glândula.

 

  1. Andropausa e menopausa

A andropausa, redução dos níveis de testosterona nos homens, pode ocorrer em fases variadas da vida, o diagnóstico e a necessidade de tratamento são atribuições de um endócrino.

Já a menopausa, é um momento de muitos sintomas físicos e psíquicos nas mulheres, o endocrinologista é o responsável pela avaliação dos riscos e benefícios da reposição hormonal e dar orientações quanto às possíveis mudanças.

 

  1. Alterações do crescimento e puberdade em crianças e adolescentes

O endocrinologista será responsável por investigar as causas de baixa ou alta estatura em crianças e adolescentes, além da puberdade precoce ou tardia. Além do acompanhamento e, se necessário, prescreve um tratamento.

 

Como se preparar para uma consulta com um endocrinologista?

 

É sempre recomendado que se leve todos os seus exames mais recentes, inclusive imagens da glândula mais antigas, caso ainda tenha. É sempre muito importante que o paciente relate todos os sintomas e as alterações que se esteja passando. Além de ir com todas as dúvidas prontas para serem esclarecidas, assim não tendo o tratamento prejudicado.