Senado vota projeto que obriga o SUS a informar a população sobre os riscos da automedicação
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal irá votar, nesta quarta-feira (20/03/24) um projeto de lei que obriga o SUS a realizar campanhas permanentes sobre os riscos da automedicação.
Os dados são alarmantes: Segundo pesquisa do ICTQ, 89% dos brasileiros se automedicam. Por causa disso, anualmente são registrados mais de 30 mil casos de internação por intoxicação medicamentosa, o que gera cerca de 20 mil mortes no Brasil.
Os medicamentos mais utilizados são:
- Analgésicos: 64%
- Antigripais: 47%
- Relaxantes musculares: 35%
A automedicação pode mascarar sintomas de doenças graves, levando ao atraso no diagnóstico e tratamento adequados, o que pode resultar em consequências para a saúde do paciente. Ela causa grande impactos negativos, como:
- Resistência antimicrobiana
- Interação medicamentosa (inclusive anulando o efeito de algum outro remédio)
- Alergia
- Intoxicação
- Efeitos colaterais adversos
- Dependência
- Agravamento de doenças, principalmente as cardiovasculares
Sendo assim, é muito importante a conscientização da população sobre o problema, uma vez que impacte diretamente a sua saúde. Pensando nisso, estão também na pauta do CAS projetos que criam datas especiais para prevenção e informações sobre doenças: o Dia Nacional da Conscientização sobre a Dermatite Atópica e o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas.
Fonte: ICTQ Pós-graduação e Grupo Bom Dia.