O que é uma doença ocular?

Doenças oculares são as doenças que atingem os nossos olhos ou o nosso sistema visual. 

Essas doenças têm como principal preocupação a acuidade visual, que é a diminuição da nitidez da visão e que, em caso mais graves, pode causar cegueira.

Doenças oculares mais graves

Falando destes casos mais graves, existem alguns problemas principais que podem ocasionar a cegueira. E é sobre eles que vamos falar a seguir.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Um exemplo disso é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma doença geneticamente determinada que atinge, em sua maioria, pessoas acima dos 60 anos. 

No entanto, existem outros fatores que contribuem para o seu surgimento, como a diabetes, obesidade e o tabagismo. E a perda de visão, portanto, se dá por conta de lesões na parte central da retina.

Catarata

Outra doença muito comum que pode atingir quadros graves, como a cegueira, é a Catarata. Ela ocorre através da opacificação, que é uma espécie de lente localizada na parte de trás da pupila e é responsável por regular o foco nos objetos. 

Esta também é uma condição mais comum entre pessoas acima dos 60 anos, mas que pode se intensificar e se desenvolver por conta de outros fatores, como diabetes, traumatismos oculares e infecção nos olhos.

Como identificar doenças oculares

A melhor, mais segura e mais garantida maneira de identificar doenças oculares é através de consultas frequentes com oftalmologistas qualificados e a realização de exames oftalmológicos.

No entanto, você pode se atentar a alguns sinais de que você pode estar com alguma doença ocular.

  • Vermelhidão intensa e persistente nos olhos;
  • Olhos ardendo e/ou doendo sem motivo aparente;
  • Perda gradativa de visão;
  • Visão dupla;

Como tratar doenças oculares?

Cada doença e condição ocular exige tratamentos diferentes.

Porém, é recomendável sempre se atentar aos sinais, seguir as orientações médicas e contar com profissionais qualificados e especializados para reduzir ao máximo os riscos de desenvolver algum quadro mais grave.